segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cotidiano #6 - Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar,


Quem nunca comeu uma caixa de bombom e/ou bolacha por compulsão que atire a primeira pedra!
Bom, eu como! O tempo todo - e depois culpo a TPM! :)
Navegando pelos mares da internet encontrei uma reportagem feita pela revista M de Mulher, intitulada Compulsão Alimentar - Entenda o problema (e siba superar) - achei super interessante e resolvi com partilhar com vocês!


Vamos lá!


CAFÉ.


O.k, quem resiste a um café fresquinho? Tá, conheço alguém que troca o café pelo Toddy (né d. Aline - hahaha) - mas eu não resisto. Café fresquinho, sem açúcar? Manda que eu detono! Mas o que especialistas dizem?


"Em doses moderadas, a cafeína até reduz a dor de cabeça e melhora o raciocínio. Em excesso, gera nervosismo, taquicardia, insônia, agrava a gastrite e leva à dependência química. Limite saudável: 3 xícaras (250 mg de cafeína) por dia".


GORDURA.


"Sabe aquela história do impossível comer um só? Ela é científica. Os alimentos gordurosos provocam menor distensão das paredes do estômago, o que adia a sensação de saciedade - e aí você fica tentada a comer mais. Para algumas pessoas, que têm o paladar aguçado para gorduras, parar é ainda mais difícil. Limite saudável: 30% do cardápio deve conter gorduras magras (leite desnatado, carne branca...). Frituras, só uma vez por semana!".


CHOCOLATE.


O.k, quem resiste ao chocolate? Eu não. Se deixar o dia todo, o ano todo! 


"O chocolate estimula a produção de serotonina, que causa sensação de bem-estar. Por outro lado, quase todos os chocolates contêm grandes quantidades de açúcar e gordura - exagerar é ganho de peso na certa. Limite saudável: 30 g por dia, de preferência do tipo meio amargo".


Com toda a certeza, é melhor que fluoxetina, exceto pelo fator açúcar e gordura! ;) 


E como superar toda essa compulsão?


Silencie a mente


Cuide de sua saúde emocional. Vícios e compulsões frequentemente estão relacionados a estados de depressão, estresse ou ansiedade. Além do nutricionista, acompanhamento psicológico pode ajudar a livrar-se do vício.


Desmame


Experimente uma técnica semelhante ao desmame: vá reduzindo o consumo compulsivo de alimentos aos poucos, até chegar ao limite saudável. 



Mantenha o controle

Afaste-se da tentação. Não tenha o alimento sempre à mão, nem em casa nem no trabalho. 

Sinceramente, a parte da superação é bem clichê! Eu leio isso em todos os locais sobre saúde e eu sou extremamente preguiçosa!! Não troco uma fruta por um chocolate nem matando ;) e academia? Nem em sonho!!
Espero tenham gostado das dicas.

Não incluí todas as compulsões. Se quiser conhecer mais, clique aqui!

Até a próxima,

Greice

Um comentário:

  1. Olá Greice
    Quanto tempo né kkkk
    Adoreeeeeeeeeeeeeeei o post
    Obrigada por partilhar
    Bjs fique com Deus
    Boa semana!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, idéia e/ou opinião